IDE´s para C++

Sim! Existem algumas IDE’s para programar em C/C++ e vou listar algums softwares abaixo.

Visual Studio

Esta é a IDE mais completa na minha opinião, pena que não existe uma versão para Linux, mas calma esse não é fim, a partir da versão VS 2017 a Microsoft criou um modo de desenvolver remoto para desenvolver programas utilizando as bibliotecas em Linux! É uma solução boa, mas preferiria uma versão instalável no Linux.

Eclipse

Basicamente funciona em todas as plataformas, devido essa IDE ser feita em Java, eu diria que quebra um galho quando você não tem condições de pagar uma IDE melhor.

CLion

Esta IDE está com uma proposta muito boa e é bem melhor que o Eclipse, funciona em todas as plataformas e é mantido pela empresa JetBrains, que é uma empresa referencia em desenvolvimento de IDE’s para varias linguagens de programação, principalmente Java com o IntelliJ.

Um ponto negativo é que a IDE é paga, mas caso queira testar pode baixar a versão trial por 30 dias.

XCode

A Apple não pode ficar atrasada, então para Mac OS você pode usar essa IDE desenvolvidas por eles, além de programar em C++ você pode desenvolver aplicações em Object-C e Swift para Mac OS e IOs.

Um ponto negativo é que essa IDE somente funciona no Mac OS, ou seja, você obrigatóriamente tem que ter um MacBook.

QT Creator

Muito bom para quem quer usar o QT Framework, fácil como fazer pipocas de microondas, basta entender como funciona o .pro (Arquivo de configuração de compilação).

Criar telas é simples como no VB e se caso você tenha alguma dúvida de utilização na camada de backend, você pode pesquisar no Google que a comunidade é bem ativa, existe muitos exemplos na internet e a documentação é muito ampla.

Um ponto negativo de utilizar a QT Creator é que para utilização comercial do seu software você deve pagar licença de distribuição.

Code Lite

Nunca usei, mas segue mais uma opção grátis para desenvolver em qualquer sistema operacional.

Code Blocks

O mesmo do Code Lite (Rs!).

Tem alguma IDE que deixei de falar ou quer deixar sua opinião? Comente!

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *